Diogo Ramos | Biografia

Biografia

Diogo Ramos nasceu a 18 de Abril de 1997, na cidade de Queluz onde vive até à data.

Desde cedo demonstrou grande interesse pelo tiro com arco, fazendo os seus próprios arcos com ramos ou quaisquer outros materiais que encontrava disponível.

Aos 11 anos, depois de muitos paus quebrar, conseguiu convencer o pai a comprar-lhe um arco e algumas flechas. O pai porem, constatou que o novo arco já apresentava algum perigo tanto para ele como para os amigos com quem brincava, obrigou-o a procurar um local onde pudesse práticar sem constituir perigo tanto para ele como para terceiros.

Rapidamente encontrou a secção de Tiro com Arco do Real Sport Clube na cidade onde vive e em Setembro de 2008 começou a praticar.

Desde logo começou a mostrar grande aptidão para o tiro com arco. Um mês após o início do treinamento participou no seu primeiro torneio de tiro com arco, onde conquistou o 3° lugar. Desde aquele primeiro ensaio tomou gosto pelo pódio e, desde então, a sua presença nele é constante em todos os torneios que participou.

Nesse mesmo ano participou em mais uma prova, na qual conquistou novamente o 3° lugar, não tendo conseguido participar no mínimo de provas necessárias para se classificar no Campeonato Nacional de Sala.

Em 2009, já com um novo arco, participou como juvenil no Campeonato Nacional de Campo, onde se qualificou como Vice-campeão e no Campeonato Nacional de Sala, onde se qualificou como Campeão Nacional.

Em Junho de 2009, com apenas 9 meses de pratica desportiva, bateu o Recorde Nacional de Campo na categoria de Recurvo Juvenil com 638 pontos.

Em 2010, por decisão da Secção de Tiro com Arco do RSC, não participa nos Campeonatos Nacionais organizados sobre a égide da Federação Portuguesa de Tiro com Arco (FPTA), passando a participar nos Campeonatos Nacionais de Tiro de Campo e Tiro de Caça, organizados sob a égide da federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal (FABP).

Essa decisão impede-o de defender o título de Campeão Nacional de Sala bem como conquistar o título de Campeão Nacional de Campo, porem não esmoreceu e na sua primeira participação nos campeonatos da FABP bateu o Máximo Nacional de Animal DD na categoria FSR Juvenil. Na semana seguinte volta a bater o seu próprio Máximo mas devido a deficiente organização dessas duas provas o Máximo Nacional não foi homologado, o que viria a ocorrer novamente noutra prova.

Porem tais contratempos não o desmotiva e termina a época desportiva conquistando 2 dos 3 Recordes Nacionais possíveis no Campeonato Nacional de Tiro de Caça, e os 2 Máximos Nacionais possíveis no Campeonato Nacional de Caça, sagrando-se Campeão Nacional nos dois campeonatos na categoria FSR Juvenil.

Porem tais contratempos não o desmotivam e termina a época desportiva conquistando 2 dos 3 Recordes Nacionais possíveis no Campeonato Nacional de Tiro de Caça, e os 2 Máximos Nacionais possíveis no Campeonato Nacional de Caça, sagrando-se Campeão Nacional nos dois campeonatos na categoria FSR Juvenil.

Em 2011 volta a participar nos Campeonatos Nacionais organizados pela FPTA já como Cadete. Mais uma vez demonstra o seu potencial e estabelece o novo Record Nacional FITA na sua categoria colocando o mesmo nos 1165 pontos, mais 115 pontos que o anterior recorde estabelecido 6 anos antes, nessa mesma prova estabelece o recorde parcial dos 60 metros (293/+13) e 50 metros (297/+43).

Nesse mesmo ano estabelece ainda o novo Recorde Nacional de Sala na sua categoria com 577 pontos (+24) e o parcial de 290 pontos (+9), o qual não era batido há mais de 14 anos, ajudando ainda a estabelecer na mesma prova o Recorde Nacional de Sala por Equipas na sua categoria.

O ano de 2011 fica ainda marcado pela sua participação no Campeonato da Europa de Tiro de Campo onde veio a conquistar o seu primeiro título internacional como Campeão da Europa de Tiro de Campo na categoria FSR Júnior Homens.

Alem desse título, conquista ainda o de Campeão Nacional de Tiro com Arco ao Ar Livre, o de Campeão Nacional de Tiro com Arco em Sala, ambos organizados sobe a égide da FPTA, e os títulos de Campeão Nacional de Tiro de Campo e o de Campeão Nacional de Tiro de Caça, organizados sob a égide da FABP.




Biografia

Divulga também a tua página
GoStats.com — Free hit counters